top of page


Comportamento e Perda de Peso

Soluções para controlar o Diabetes

Ao fazer mudanças no estilo de vida, é inevitável que surjam problemas ou situações que desafiem seus esforços. No entanto, essas situações não precisam atrapalhar seu progresso. Você pode superar os desafios resolvendo problemas para identificar soluções. A resolução de problemas é uma habilidade essencial à ser feita para manter com sucesso mudanças no estilo de vida e para gerenciar as complexidades de viver com diabetes.

mulher pensando

Como resolver problemas

A resolução de problemas é um processo para encontrar uma solução para um problema. Há três etapas básicas para a solução de problemas que você pode implementar na próxima vez que se deparar com um desafio:

  1. Identifique o problema.

  2. Identifique possíveis soluções que resolvam o problema.

  3. Selecione qual(is) solução(ões) você tentará e executará. Depois de ter implementado o seu plano, avalie e reflita sobre como foi.

Esta abordagem de resolução de problemas de 3 etapas pode ajudá-lo a prevenir problemas e ajudá-lo a encontrar soluções quando você se deparar com um desafio inesperado. Vamos dar uma olhada em como isso pode funcionar em cada cenário.

Abaixo está um exemplo de como usar a abordagem de resolução de problemas de 3 etapas para ser proativo e evitar um problema.

  1. Qual é o problema?
    Ricardo sairá de férias no próximo mês e quer ter certeza de que não irá comprometer as mudanças de alimentação saudável que ele fez.

     

  2. Possíveis soluções?
    Ele pode pedir para a esposa Dayana que faça com ele um brainstorming (troca de idéias e sugestões). Eles vêm com uma lista de soluções, que inclui - comer fora, apenas sem sobremesas ou doces, ir às compras de supermercado e cozinhar sempre que possível, não lanchar, evitar alimentos ricos em gordura.

     

  3. Selecione uma(s) solução(ões) e tome uma atitude.
    Ricardo escolhe três soluções de seu brainstorm para implementar: Eles vão às compras de supermercado quando chegarem, eles só vão comer fora três vezes durante a semana, e Dayana decide que ela vai seguir o Método do Prato para Diabetes no jantar para ajudar o marido no controle.

Assim como este exemplo, você não precisa resolver problemas sozinho. Solicite seus apoiadores ou sua equipe de saúde para ajudá-lo a identificar possíveis estratégias para resolver o problema. Eles podem ajudá-lo a identificar soluções, mas não podem tomar a decisão por você. A pessoa com diabetes decide quais opções funcionarão melhor para ela. Depois de tomar a decisão, desenvolva um plano de ação realista e implemente as estratégias. Por fim, avalie como o plano funcionou.

Este próximo exemplo usa a abordagem de solução de problemas de 3 etapas para um desafio inesperado.

  1. Qual é o problema?
    Ricardo está tendo episódios de hipoglicemia (baixa glicose no sangue, também chamada de baixo nível de açúcar no sangue), isto está ocorrendo por aumentar seu exercício físico.
     

  2. Possíveis soluções?
    Reduzir a carga do exercício, conversar com o médico sobre a mudança de seus medicamentos, mudar o horário em que se exercita, fazer um lanche depois de se exercitar e comer mais nas refeições.
     

  3. Selecione uma solução e tome uma atitude.
    Ricardo decide que ele vai malhar antes do jantar em vez de depois, e ele terá certeza de que o jantar será bem equilibrado. Ele também verificará sua glicose no sangue com mais frequência nas noites em que se exercitar e avaliará o impacto de suas mudanças. Se isso não resolver o problema, ele vai falar com o seu médico.

Por Fim

Em ambos os exemplos, um plano de ação claro foi criado para resolver o problema.

Certifique-se de que seu plano de ação inclua etapas claras e realistas que sejam alcançáveis e estejam sob seu controle.

Depois de implementar seu plano, avalie como ele funcionou e faça ajustes conforme necessário.

A resolução de problemas é um processo, por isso não desista se o seu plano não saiu como esperado. Refina e adapte o plano para a próxima vez, porque você pode ter certeza de que o problema provavelmente voltará à tona. Da próxima vez que você se deparar com uma dificuldade inesperada relacionada ao controle do seu diabetes ou souber que uma situação desafiadora está por vir, reserve um tempo para seguir esse processo de resolução de problemas para obter soluções.

Com a prática, ela se tornará cotidiana e ajudará a alcançar e manter seus objetivos de autogerenciamento de estilo de vida e diabetes.
 

bottom of page