top of page
diabetes-exercício-físico.jpg

Não importa onde você esteja em seu tratamento, o Instituto ADIFI está com você.

O Diabetes, requer cuidados constantes, se você foi recém-diagnosticado, está em tratamento contra o diabetes tipo 1 ou tipo 2 por há algum tempo, ou está ajudando um ente querido, você veio ao lugar certo. Este é o começo para obter uma compreensão mais profunda de como você pode viver uma vida mais saudável - com todas as ferramentas, dicas de saúde e ideias de alimentos que você precisa. Onde quer que você esteja sendo portador de diabetes, saiba que você tem opções e que você não precisa estar restrito. Você ainda pode viver sua melhor vida. Tudo o que você precisa fazer é agir, ter cuidados, informações e seguir de forma saudável.

Novo no diabetes? Saiba como o diabetes é diagnosticado.

Noções básicas sobre o tipo 1

Aqui está o que você precisa saber sobre diabetes tipo 1. O diabetes tipo 1 ocorre em todas as idades e em pessoas de todas as raças, formas e tamanhos. Não há vergonha em tê-lo, e você tem uma comunidade de pessoas prontas para apoiá-lo. Aprender o máximo que puder sobre isso e trabalhar em estreita colaboração com sua equipe de tratamento do diabetes pode lhe dar tudo o que você precisa para prosperar.

Crianca se deliciando com espaguete
Mulher feliz em fazer a comida saudavel para a sua familia
Medidores de glicemia

No diabetes tipo 1, o corpo não produz insulina. O corpo quebra os carboidratos que você come em glicose no sangue (açúcar no sangue) que ele usa para energia – e a insulina é um hormônio que o corpo precisa para obter glicose da corrente sanguínea para as células do corpo. Com a ajuda da terapia com insulina e outros tratamentos, todos podem aprender a gerenciar sua condição e viver vidas longas e saudáveis.

Lembre-se: esta é uma condição que pode ser gerenciada. Ao viver um estilo de vida saudável cheio de exercícios e dieta adequada, você pode viver uma vida normal e fazer tudo o que se propôs a fazer.

Noções básicas sobre o tipo 2

O diabetes tipo 2 é a forma mais comum de diabetes – e isso significa que seu corpo não usa insulina corretamente. E enquanto algumas pessoas podem controlar seus níveis de glicose no sangue com alimentação saudável e exercício, outras podem precisar de medicação ou insulina para ajudar a gerenciá-lo. Independentemente disso, você tem opções — e estamos aqui com as ferramentas, os recursos e o suporte de que você precisa.

casal Feliz
Pao de queijo saudavel
caneta

Uma parte fundamental do gerenciamento do diabetes tipo 2 é manter uma dieta saudável. Você precisa comer algo sustentável que o ajude a se sentir melhor e ainda faça você se sentir feliz e alimentado. Lembre-se, é um processo. Trabalhe para encontrar dicas úteis e planos de dieta que melhor se adaptem ao seu estilo de vida, bem como você pode fazer sua ingestão nutricional trabalhar para você.

A aptidão é outra chave para gerenciar o tipo 2. E a boa notícia, é que tudo o que você precisa fazer é ter atitude e estamos aqui para te ajudar nesse processo educacional. A chave é encontrar atividades que você ama e fazê-las sempre que puder. Não importa o quão apto você esteja, um pouco de atividade e iniciativa todos os dias pode ajudá-lo a se colocar no comando de sua vida e ajudá-lo a promover o autocuidado. 

Entendendo o Diabetes Gestacional

O diabetes gestacional pode ser um diagnóstico assustador, mas, como outras formas de diabetes, é um que você pode gerenciar. Isso não significa que você tinha diabetes antes de conceber ou que você terá diabetes depois de dar à luz. Isso significa que, ao trabalhar com seu médico, você pode ter uma gravidez saudável e um bebê saudável. Não importa o que, saiba que na ADIFI, você tem todo o apoio que precisa para que você e seu bebê estejam saudáveis.

Mulher Grávida e Parceira

Não sabemos o que causa o diabetes gestacional, mas sabemos que você não está sozinha. Acontece com milhões de mulheres. Sabemos que a placenta suporta o bebê à medida que cresce. Às vezes, esses hormônios também bloqueiam a ação da insulina da mãe em seu corpo e causam um problema chamado resistência à insulina. Esta resistência à insulina torna difícil para o corpo da mãe usar insulina. E isso significa que ela pode precisar de até três vezes mais insulina para compensar.

A chave para tratá-lo é agir rapidamente – por mais tratável que seja, o diabetes gestacional pode prejudicar você e seu bebê. Trabalhe com seu médico para manter seus níveis de glicose no sangue normais, através de planos de refeições especiais e atividade física regular. Seu tratamento também pode incluir testes diários de glicose no sangue e injeções de insulina.

Entendendo o diabetes por outras causas

Além do diabetes tipo 1, tipo 2 e gestacional, uma pequena minoria de pessoas desenvolve tipos específicos de diabetes devido a outras causas. Isso inclui:

  • Síndromes de diabetes monogênicas, como diabetes neonatal e diabetes de início de maturidade dos jovens (MODY)

  • Doenças do pâncreas exócrino, como fibrose cística e pancreatite

  • Diabetes induzida por drogas ou produtos químicos, como com o uso de glicocorticoides, no tratamento do HIV / AIDS ou após o transplante de órgãos

Como esses tipos de diabetes são raros, eles são frequentemente diagnosticados erroneamente como outros tipos de diabetes. Se você acha que pode ter um desses tipos, certifique-se de conversar com seu médico.

Entendendo o pré-diabetes 

Quando se trata de pré-diabetes, não há sintomas claros – então você pode tê-lo e não saber. Eis por que isso é importante: antes que as pessoas desenvolvam diabetes tipo 2, elas quase sempre têm pré-diabetes – níveis de glicose no sangue que são mais altos do que o normal, mas ainda não altos o suficiente para serem diagnosticados como diabetes. Você pode ter alguns dos sintomas do diabetes ou até mesmo algumas das complicações.

medica e paciente
ciranca sendo alimentada

Entes Queridos e Familiares

Ouvir que seu filho ou ente querido tem diabetes pode ser um choque. Mas depois que esse choque passar, saiba que há muitas coisas que você pode fazer para ajudar a controlar seu diabetes. Com planejamento e preparação, você pode voltar à vida normal e retomar suas atividades diárias.

Você pode tornar a atividade física parte de todos os dias. Você pode criar uma dieta equilibrada para o seu filho – uma que todos possam viver e prosperar. Ao longo de tudo isso, saiba que o diabetes não pode impedir seu filho de fazer o que quiser e alcançar seus objetivos mais altos. Há atletas olímpicos com diabetes, bem como jogadores profissionais de futebol, políticos, atores, estrelas do rock e CEOs. Então, respire fundo. Você pode fazer muito para garantir que as pessoas que você ama estejam prosperando à medida que gerenciam o diabetes.

A educação em diabetes em conjunto com a aplicação diária dos conhecimentos, garante que as necessidades de gerenciamento de diabetes sejam atendidas para que seus filhos ou entes queridos estejam saudáveis e seguros. 

pai e filho

Conexão com a comunidade
Na ADIFI, você encontra facilmente um programa de ajuda para o diabetes e os recursos que você está procurando. Desde a educação em diabetes, nutrição, atendimento médico a mudança no estilo de vida. Entre em contato para obter ajuda que você seu ente querido, ou familiar necessitam.

O caminho para entender o diabetes começa aqui.

 

bottom of page