
Diabetes Gestacional
Diabetes gestacional e bebê saudável? Sim, é possível!
Pode ser um diagnóstico assustador, mas é bastante comum
Quase 8% das gestações no Brasil são afetadas pelo diabetes gestacional a cada ano. Portanto, saiba que você não está sozinha.
E saiba que isso não significa que você tinha diabetes antes de conceber ou que você terá diabetes depois de dar à luz. Isso significa que, ao trabalhar com seu médico, você pode ter uma gravidez saudável e um bebê saudável. Saiba que na ADIFI, você tem todo o apoio que você precisa para você e seu bebê.
Não sabemos o que causa o diabetes gestacional...
Mas sabemos que você não está sozinho. Acontece com milhões de mulheres. Sabemos que a placenta suporta o bebê à medida que cresce. Às vezes, esses hormônios também bloqueiam a ação da insulina da mãe em seu corpo e causam um problema chamado resistência à insulina. Esta resistência à insulina torna difícil para o corpo da mãe usar insulina. E isso significa que ela pode precisar de até três vezes mais insulina para compensar.
O diabetes gestacional também pode começar quando o corpo da mãe não é capaz de produzir e usar toda a insulina necessária para a gravidez. Sem insulina suficiente, a glicose não pode deixar o sangue e ser transformada em energia. Quando a glicose se acumula no sangue, é chamada de hiperglicemia.
Seja qual for a causa, você pode trabalhar com seu médico para elaborar um plano e manter uma gravidez saudável até o nascimento. Faça perguntas. Peça ajuda. Existem muitas maneiras de combater o diabetes gestacional.

Uma gravidez saudável até o parto.
Como você pode tratar
A chave é agir rapidamente. Por mais tratável que seja, o diabetes gestacional pode causar danos a você e seu bebê.
O tratamento visa manter os seus níveis de glicose no sangue (açúcar no sangue) normais.
Pode incluir planos de refeições especiais e atividade física regular.
Também pode incluir testes diários de glicose no sangue e injeções de insulina.
A sugestão é o seguinte alvo para as mulheres que testam os níveis de glicose no sangue durante a gravidez:
-
Antes de uma refeição: 95 mg/dl ou menos
-
Uma hora após uma refeição: 140 mg/dl ou menos
-
Duas horas após uma refeição: 120 mg/dl ou menos
Lembre-se sempre que o diabetes gestacional é tratável – e trabalhar com sua equipe de saúde pode ajudar a garantir uma gravidez saudável.

Dieta e Exercícios são seus amigos
Tal como acontece com todas as formas de diabetes, dieta e exercício podem ajudá-la a manter a sua saúde e a do bebê.
Com diabetes gestacional, manter uma dieta equilibrada é essencial para se obter sucesso e evitar complicações. Um nutricionista pode ajudá-la a desenvolver um plano de refeições que faça sentido para você, ajudando-a a identificar os melhores alimentos e ideias de refeições rápidas que podem ajudá-la a permanecer saudável e forte.
Nós da ADIFI, também podemos contribuir para sua gestação ser tranquila e saudável, contamos com profissionais que podem orientar e ensinar você as boas práticas tanta para prevenção como para tratamento do diabetes gestacional.


O exercício também é fundamental. Trabalhe com seu médico para determinar o nível de atividade que é seguro para você e seu bebê durante toda a gravidez. Use nossos recursos também para manter um acompanhamento saudável.
O mais importante a lembrar é agir o mais rápido possível, estár com o diabetes gestacional controlada é o melhor caminho. É tratável. É gerenciável. E é uma luta que você pode vencer. Conte com a ADIFI.