top of page
Homem fazendo exame de sangue

Entes queridos e familiares

Gerenciar o diabetes é uma tarefa desafiadora 

Dar apoio a quem você ama pode fazer toda a diferença.

O diabetes afeta milhões de pessoas no Brasil, e seu impacto vai muito além disso

Afeta a todos – família, amigos e entes queridos.

Quando um membro da família, especialmente uma criança, é diagnosticado, ele envia uma onda de choque emocional. Quais são os custos médicos? Que tal obter cuidados adequados? Como você pode ajudar a controlar o diabetes na escola? De repente, você tem o mundo em seus ombros. Mas você também tem apoio. Existem inúmeras maneiras de ajudar seus entes queridos a viver uma vida saudável e feliz. Estenda a mão e peça ajuda. a ADIFI está com você nessa caminhada.

Fale com profissionais da saúde

Muitas vezes, pode ser difícil saber por onde começar quando você descobre que alguém que você ama foi diagnosticado com diabetes. Pergunte ao seu médico o que você pode fazer para manter seu ente querido seguro e saudável. Entre em contato com a ADIFI, ou outros pais ou membros da família que foram afetados por esta doença. Você agora faz parte de uma comunidade mundial, e pedir ajuda é o primeiro passo para apoiar a jornada do seu ente querido para a promoção e educação em saúde.

mae filho medico

Pais: esse é um desafio que vocês podem enfrentam e superar

Ouvir que seu filho ou ente querido tem diabetes pode ser um choque. Mas depois que esse choque passar, saiba que há muitas coisas que você pode fazer para ajudar ao longo do caminho. Claro, a vida diária com diabetes pode ser um desafio, mas é um desafio que você pode enfrentar de frente.

Com planejamento e preparação, você pode voltar ao dia a dia e retomar suas atividades rotineiras. Você pode ajudar a tornar a atividade física parte de todos os dias. Você pode criar um plano alimentar equilibrado para o seu ente querido – um com o qual todos possam viver e prosperar. Ao longo de tudo isso, saiba que o diabetes não pode impedir que seu ente querido faça o que quiser ou atinja seus objetivos mais altos. Há atletas olímpicos com diabetes, bem como jogadores profissionais de futebol, políticos, atores, estrelas do rock entre outras. Então, respire fundo. Você pode fazer muito para garantir que as pessoas que você ama estejam prosperando à medida que gerenciam seu diabetes.

pai e filhos

Continue conversando

Quando alguém que você ama é diagnosticado com diabetes, é natural se concentrar na parte física da doença – porque você tem muito o que acompanhar. Mas uma parte fundamental do gerenciamento dessa doença é garantir que todos estejam abertos a falar sobre seus medos, frustrações e esperanças para o futuro.

À medida que seu filho amadurece, todo o terreno emocional mudará e o diabetes cria uma complicação ao longo dessa mudança. Certifique-se de que eles têm alguém com quem conversar. Certifique-se de compartilhar o máximo que puder com eles e outros membros de sua família também. E, se você precisar de ajuda, entre em contato com a ADIFI ou profissionais de saúde de sua confiança na sua comunidade.

Continue vivendo a vida

A vida continua, e ter diabetes não deve mudar o que seu filho faz. Aqui estão algumas dicas de planejamento:

  • Antes de viagens prolongadas para fora de casa, agende a visita de um médico para garantir que todos os medicamentos estejam atualizados. Obtenha prescrições escritas de insulina e outros medicamentos, caso algum seja perdido, e envie uma carta de um médico com instruções de tratamento.

  • Se você está procurando uma babá, considere alguém em uma família como a sua que esteja familiarizado com o diabetes.

  • Planeje com antecedência para festas de aniversário, feriados ou visitas a restaurantes. Você pode se comunicar com os anfitriões da festa sobre necessidades especiais com antecedência ou verificar os menus do restaurante antes de ir.

  • Nas questões escolares, é importante que os responsáveis na escola saibam da condição do diabetes e ajudem no controle e tratamento da doença. Assim, comunicá-los é de extrema imporantância.

Retrato de família
bottom of page