Instituto ADIFI
Breve História

O Instituto ADIFI, é o Instituto dos Diabéticos de Foz do Iguaçu, fundado primeiramente como uma Associação em 31 de outubro 2001 com o apoio de voluntários e com a iniciativa de funcionários com diabetes da Itaipu Binacional. Desde então, as demandas pelos serviços na ADIFI sempre foram crescentes, bem como a busca por apoio do poder público para a contratação de profissionais de saúde para ampliar as ações e atendimentos à população. Além disso, conta também com parcerias de instituições de ensino e empresas privadas. Em 2020 mesmo em meio a pandemia, a ADIFI, conseguiu ampliar os atendimentos e inovar através do uso de novas tecnologias. Com essa ampliação viu a necessidade da criação do Instituto ADIFI – Instituto dos Diabéticos de Foz do Iguaçu, em abril de 2022.

Atualidade
Atualmente, o Instituto ADIFI presta assistência a mais de duas mil pessoas cadastradas portadoras de diabetes. Após convênio com a Secretaria Municipal de Foz do Iguaçu as UBS encaminham os os portadores de diabetes ao Instituto ADIFI, onde estes portadores de diabetes contam com uma equipe multidisciplinar composta por Enfermeira, Nutricionistas Clínicos e de Produção, Psicólogo, Assistente Social e Educador Físico. São oferecidas consultas mensais com Endocrinologistas e Oftalmologistas.
Projetos
O Instituto ADIFI tem vários projetos para atender a população com diabetes em Foz do Iguaçu na região de Tríplice Fronteira entre eles:
-ADIFI Móvel, que são campanhas de educação em diabetes realizadas nos bairros;
-Adoçando a Vida, que constitui em aulas de culinária na cozinha experimental;
-Não Passe Nervoso, Passe na ADIFI: projeto de terapia comunitária integrativa;
-DIAPET, que é o descarte correto do lixo gerado no tratamento do diabetes em uma garrafa pet;
-Jovens e Diabetes na Escola: orientações para alunos com diabetes e professores;
-Treinamento para equipes de saúde
-Programa continuado de Educação em diabetes
-Uso de Novas Tecnologias de Monitoramento do Diabetes em crianças e Adolescentes. Com o “Sensor libre “lançado no dia 02 de junho, contempla a entrega do sensor de glicose Libre para pacientes com diabetes de 4 a 17 anos, durante um ano.


A Instituição é regida por estatuto que a cada 2 anos elege a diretoria executiva e membros do Conselho Fiscal.
Sempre atuantes, estes são na sua maioria voluntários diabéticos e pais/mães de diabéticos.
Venha fazer parte! Entre em contato ou faça uma doação