top of page
Menina na escola

Jovens e o Diabetes nas Escolas

O cuidado nas escolas

O ambiente escolar é o local onde a criança ou o jovem diabético pemanece boa parte do seu dia. É importante que a Equipe Pedagógica e professores conhecimentos sobre a doença para acompanhar o aluno no seu dia a dia.

O diabetes tipo 1 é uma condição de saúde crônica que afeta principalmente crianças e jovens em idade estudantil. Estima-se que cerca de 1 em cada 500 crianças e adolescentes no Brasil tenham diabetes tipo 1. Além dos desafios de gerenciar a condição, esses jovens muitas vezes enfrentam barreiras no ambiente escolar, como o desconhecimento sobre o diabetes, a discriminação e o estigma social. Diante disso, torna-se fundamental desenvolver ações que promovam a conscientização, a inclusão e a qualidade de vida dos jovens com diabetes nas escolas.

Quais as ações do projeto Jovens e o Diabetes nas Escolas?

Diante da preocupação e da importância de conscientizar sobre o diabetes tipo 1 e as melhores práticas de autocuidado entre jovens e profissionais da educação nas escolas, com o intuito de garantir uma inclusão saudável e acolhedora dos estudantes com diabetes, o projeto tem por finalidade promover a capacitação para os profissionais da educação (professores, diretores, coordenadores pedagógicos, merendeiras, entre outros) sobre o diabetes tipo 1, suas características, tratamento e cuidados. Além disso, aborda temas relacionados à inclusão e ao acolhimento dos jovens com diabetes, como o manejo da glicemia, a alimentação adequada, a prática de atividade física e o uso da tecnologia em saúde. O projeto ainda disponibiliza material educativo (cartilhas, folhetos, vídeos) para os profissionais e alunos.

Educação para o bem estar

O projeto promove atividades educativas e de acompanhamento com os estudantes com diabetes, com o objetivo de promover a autonomia e o autocuidado. As atividades serão desenvolvidas de acordo com as especificidades de cada escola e podem incluir a realização de palestras, dinâmicas de grupo, oficinas de culinária saudável, entre outras. Além disso, o Instituto ADIFI está disponível como um espaço de suporte e acompanhamento para os jovens, como o acompanhamento nutricional, o monitoramento da glicemia e o suporte psicológico.

Porque é importante?

O Projeto Jovens e o Diabetes nas escolas, visa alcançar sobretudo a Melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos estudantes com diabetes enquanto utilizadores das escolas. Buscamos ainda, o aumento da conscientização sobre o diabetes tipo 1 e a importância do autocuidado entre jovens e profissionais da educação. Inclusão saudável e acolhedora dos estudantes com diabetes nas escolas. 

E claro, Melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes com diabetes, decorrente do melhor controle da glicemia e do apoio psicológico e pedagógico

Mudança no estilo de vida

Com o pré-diabetes, existem passos simples que você pode seguir para mudar as coisas, como adaptar suas escolhas alimentares e aumentar sua atividade física diária para inclusive perder peso, se necessário.

Parceiros de jogging
bottom of page