top of page


Medicação e Tratamentos

Medicação Oral

Frequentemente, o primeiro passo no tratamento do controle da glicose no sangue em casos de diabetes tipo 2 envolve o planejamento de refeições, perda de peso e exercícios físicos.

 

Contudo, em alguns casos, essas medidas podem não ser suficientes para reduzir os níveis de glicose no sangue para a faixa normal. Nesses casos, o próximo passo pode ser a prescrição de medicamentos que ajudam a reduzir esses níveis.

Image by Myriam Zilles

Os comprimidos para o tratamento do diabetes podem me ajudar?

As pílulas para controlar o diabetes podem ser utilizadas por pessoas com diabetes tipo 2, enquanto pessoas com diabetes tipo 1 precisam utilizar insulina. É importante ressaltar que essas pílulas funcionam melhor em conjunto com planejamento alimentar e exercícios físicos, dessa forma, três terapias se unem para diminuir os níveis de glicose no sangue. No entanto, é preciso ter em mente que as pílulas não funcionam para todos, embora muitas pessoas observem uma diminuição nos níveis de glicose após o início do tratamento, nem sempre é possível alcançar a faixa normal.

Quais são as chances dos comprimidos orais funcionarem para você?

Se você tem diabetes há mais de 10 anos ou já usa mais de 20 unidades de insulina por dia, suas chances são baixas. No entanto, se você desenvolveu diabetes recentemente ou precisa de pouca ou nenhuma insulina para manter seus níveis de glicose no sangue perto do normal, suas chances são boas.

Os medicamentos orais para diabetes às vezes param de funcionar depois de alguns meses ou anos, e a causa muitas vezes é desconhecida. Isso não significa que seu diabetes está piorando. Quando isso acontece, a terapia de combinação oral pode ajudar.

Mesmo que os medicamentos orais para diabetes tragam seus níveis de glicose no sangue perto da faixa normal, você ainda pode precisar de insulina em situações estressantes, como durante uma infecção grave ou cirurgia, quando os níveis de glicose no sangue podem disparar.

Além disso, se você planeja engravidar, precisará controlar seu diabetes com dieta e exercício ou com insulina, pois não é seguro para mulheres grávidas tomar medicamentos orais para diabetes.

Não há "melhor" medicamento para diabetes tipo 2. Você pode precisar experimentar mais de um tipo de medicamento, uma combinação de medicamentos ou medicamentos combinados com insulina para controlar seus níveis de glicose no sangue.

A interação dos medicamentos para o diabetes são perigosas?

De forma geral, as pílulas para diabetes são seguras e eficazes, mas assim como qualquer outro medicamento, devem ser utilizadas com cuidado.

É importante informar o médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, pois as pílulas para diabetes podem interagir com outros medicamentos. Antes de iniciar qualquer novo medicamento ou suplemento, é necessário verificar com o médico.

Algumas pílulas para diabetes, como sulfonilureias e meglitinidas, podem causar hipoglicemia, o que pode ser perigoso. Por outro lado, metformina e glitazonas raramente causam hipoglicemia, a menos que sejam tomadas com estimuladores de insulina ou injeções de insulina.

As pílulas acarbose e miglitol, quando tomadas corretamente, não causam hipoglicemia. No entanto, é possível que ocorra hipoglicemia quando a acarbose ou miglitol são combinadas com outros medicamentos para diabetes.

bottom of page