top of page


Nutrição

Comer Bem é igual a se sentir bem

Saber o que comer pode causar confusão – especialmente quando a vida fica agitada e você está tentando ser saudável em meio a tanta agitação ou ainda, quando está tentando trocar o fast food.

Independentemente da culinária que você preferir, todos os planos de alimentação saudável têm ialimentos em comum. Eles incluem:

  • Frutas e produtos hortícolas

  • Carnes magras e fontes de proteína à base de plantas

  • Menos açúcar adicionado

  • Menos alimentos processados

Experimente começar um plano de Refeições para controle ou prevenção do diabetes

Comer de forma saudável é muito importante para o portador do diabetes. Nesse quesito, pode ser difícil saber o que e o quanto comer – especialmente quando você está gerenciando a glicemia.

Se você está procurando uma forma de iniciar, que seja fácil de seguir, você pode utilizar o Método do Prato para Diabetes. Abaixo temos um guia simples que oferece uma maneira livre de estresse para você planejar suas porções em 3 Passos.

1- Primeiro, pegue um prato de 22 cm.

2- Você deve encher metade do seu prato com vegetais sem amido, um quarto do prato de alimentos proteicos e o último quarto do prato com alimentos com carboidratos.

3- Para beber, você pode tomar um copo de água ou outra bebida de zero caloria e você terá um prato bem equilibrado!

 

Isso ajuda você a ter em mente de que forma você deve manter sua alimentação, sem muito trabalho e planejamento, ou seja, de forma simples consegue se manter saudável.

Confira os tipos de alimentos listados abaixo para que você possa se manter comendo bem e se sentindo bem.

prato saudável
legumes
frango
arroz delicia
prato.jpg

Vegetais sem amido

Usando o Método do Prato para Diabetes como seu guia, você deve encher a metade do seu prato de 22 cm com vegetais sem amido para uma refeição saudável. Esses vegetais mantêm a saciedade por mais tempo e fornecem os nutrientes de forma saborosa que o seu corpo precisa sem muitas calorias. Vegetais sem amido incluem brócolis, cenoura, couve-flor, entre vários outros! 

Proteína

A proteína é uma parte importante do plano de refeições para o portador do diabetes. Lembramos que existe uma quantidade de plantas proteicas que também podem ser utilizadas como o homus, lentilhas e outros. O ideal é uma porção de proteína animal, sobretudo com baixa quantidade de gorduras como o frango ou peixe.

Frutas

Sim, você pode e deve comer frutas. Porém lembre que a fruta conta como um alimento da categoria carboidrato, e também são carregados com vitaminas, minerais e fibras, assim como os vegetais. A fruta também pode ajudá-lo a satisfazer alguma vontade que tenha por doçuras de uma forma saudável, e , claro não utiliza açúcar em sucos ou mesmo nas frutas.

Gorduras

As gorduras não são o inimigo, porém isso vale para gorduras saudáveis. Desta forma, concentre-se em adicionar na sua alimentação essas gorduras saudáveis (como gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas) para reduzir o colesterol e proteger o coração. Gorduras saudáveis podem ser encontradas em alimentos como azeite, nozes, abacates, alguns tipos de peixe e uma série de outras opções saborosas. Faça escolhas saudáveis para diminuir o risco de doença cardíaca e manter-se no controle e prevenção do diabetes.

Quais Alimentos Beneficiam o tratamento do Portador do Diabetes e de outras doenças crônicas bem como a prevenção?

Você pode ter ouvido falar dos alimentos que beneficiam o portador do diabetes, bem como ajudam na prevenção e tratamento de outras doenças crônicas. Separamos uma lista abaixo de alimentos rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras que são bons para a saúde geral e também podem ajudar a prevenir doenças e o controle do diabetes. 

Feijão

Feijão vermelho, tigre, ou preto são ricos em  vitaminas e minerais, como magnésio e potássio. Eles também possuem uma alta quantidade de fibras .

Os feijões contêm carboidratos, mas 1/2 xícara também fornece em torno de 15 gramas de proteína, o que o torna uma boa opção para o dia a dia.

bottom of page